O aparelho dentário foi uma verdadeira revolução tecnológica em Ortodontia. Poder corrigir o posicionamento dos dentes levou à resolução de problemas estruturais na boca e consequente melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Contudo, colocar aparelho dentário é geralmente uma decisão muito ponderada, uma vez que requer um investimento considerável. Ademais, o tratamento pode durar vários anos e exigir mudanças de hábitos, nomeadamente alimentares.
Assim, para que possa tomar uma decisão informada, explicamos-lhe o bê-á-bá do aparelho dentário. Estes são os princípios básicos que deve conhecer se ponderar corrigir o seu sorriso.
Há um aparelho dentário certo para cada boca?
Cada boca é diferente! Por isso, existem dois grandes grupos de aparelho dentário para atender às diferentes necessidades das pessoas. São eles os fixos e os removíveis, ou seja, aqueles que ficam fixos aos dentes e aqueles que podem ser removidos sempre que o paciente desejar.
Os aparelhos fixos são normalmente compostos por brackets e elásticos que auxiliam a movimentação dos dentes. Os removíveis são constituídos por alinhadores que encaixam na dentição. O mais conceituado é o Invisalign, que torna quase impercetível a sua utilização devido aos alinhadores transparentes.
Existe uma idade certa para o colocar?
Esta é uma questão que os pacientes nos colocam com frequência. Saiba que não existe uma idade específica para colocar aparelho dentário.
Costuma sugerir-se este tratamento a adolescentes entre os 10 e os 14 anos, visto que a estrutura óssea facial ainda está em desenvolvimento, o que permite prevenir problemas futuros, além de ser mais fácil e rápido corrigir situações já detetadas.
Contudo, este tratamento não é restrito aos jovens. Há cada vez mais pessoas acima dos 50 anos que querem corrigir os seus problemas dentários, alinhar o sorriso e melhorar a sua autoestima.
O que vai exigir de mim a colocação de aparelho?
O alinhamento dentário é um processo gradual que visa obter resultados duradouros. Nas consultas de acompanhamento mensais com o seu ortodontista, este monitorizará a evolução e fará os ajustes necessários para garantir o sucesso do tratamento.
Podemos dizer que a maioria dos pacientes usa aparelho dentário durante 18 a 30 meses. Depois disso, o uso de um dispositivo de contenção (geralmente durante a noite) evita regressões no alinhamento e mantém os dentes na posição correta.
No que toca à alimentação, espera-se que os pacientes com aparelho fixo façam alguns ajustes. Alimentos muito duros, crocantes ou pegajosos são desaconselhados, uma vez que podem causar o descolamento dos brackets. Já aqueles que têm aparelho removível devem retirá-lo para comer.
O aparelho dentário causa dor?
A ideia de que colocar aparelho causa dor é um mito. A colocação em si é um processo indolor, graças à evolução tecnológica. Porém, pode sentir-se algum desconforto devido à pressão exercida pelo aparelho sobre a dentição. Este é mais frequente nos dias que se seguem à colocação e às consultas de manutenção.
Este é apenas um procedimento estético?
Além de conferir um sorriso esteticamente bonito, a colocação de aparelho dentário corrige problemas de oclusão que podem comprometer a fala e a mastigação ou causar dores articulares, de cabeça, ouvidos e pescoço. Também existem benefícios ao nível da respiração e alergias, por vezes causadas por deformações ósseas, e da higiene oral, ao tornar mais fácil a limpeza diária da boca.
São necessários cuidados de higiene redobrados?
Ter uma boa higiene oral é particularmente importante para quem usa aparelho dentário fixo. Os pacientes devem ter um cuidado acrescido após as refeições, pois é normal que restos de comida fiquem presos nos brackets, estruturas metálicas e elásticos. Os escovilhões podem ser uma excelente ajuda na rotina de higiene diária.
A pensar em quem usa aparelho removível, existem no mercado produtos que auxiliam na lavagem dos alinhadores. Estes devem ser sempre acompanhados do uso de fio dentário e escovagem dos dentes.
Posso praticar desporto?
O uso de aparelho dentário não deve interferir com a prática de desporto. Existem protetores bucais que protegem os dentes de quem pratica desportos de contacto, como as artes marciais. Estes podem ser especialmente úteis para quem usa aparelho com brackets, já que evita lesões nas bochechas e lábios.
Se é desportista, exponha ao seu médico dentista o risco acrescido de traumatismos dentários. Juntos, decidirão qual o melhor procedimento a adotar.
Acho que preciso de usar aparelho. Qual o primeiro passo?
Consultar um médico dentista especializado em Ortodontia é essencial para saber se deve usar aparelho e qual o mais adequado às suas necessidades. A avaliação implica a realização de exames de disgnóstico e um estudo aprofundado da sua boca.
Na Eiriz Saúde, estamos sempre prontos para o receber. Contamos com uma equipa profissional experiente que o auxiliará em todo o processo, para que atinja os resultados que deseja.