A COVID-19 veio obrigar-nos a assumir uma série de comportamentos e regras bastante diferentes daquelas que enfrentávamos antes da pandemia. Também no que respeita à saúde oral, é recomendado aos doentes suspeitos ou positivos que tenham cuidados muito específicos. Se pertence a este grupo de pessoas, é imprescindível que tenha atenção redobrada à sua higiene oral.
Decidimos enumerar alguns conselhos que deverá acatar com responsabilidade. Mas, independentemente da COVID-19, a higiene oral deve estar no topo da lista dos cuidados a ter com a sua saúde.
Recomendações que todos devem seguir para cuidar da saúde oral
Agora mais do que nunca, é muito importante sermos rigorosos com a nossa saúde oral. Fazendo frente à COVID-19, os cuidados com a higiene oral devem ser mantidos e até mesmo reforçados, de forma a evitar outras doenças que afetem a sua boca.
Então, é essencial que não se esqueça dos seguintes comportamentos:
- Escove os dentes no mínimo 3 vezes por dia, durante aproximadamente 2 minutos;
- Não mantenha a mesma escova de dentes por períodos superiores a 3 meses;
- Não partilhe a sua escova de dentes com ninguém: as escovas são portadoras de inúmeros vírus e bactérias;
- Se dividir casa de banho com outras pessoas, arrume as escovas de dentes separadamente;
- Muita pasta dentífrica não é sinónimo de uma boa escovagem: utilize pouca quantidade de pasta em cada lavagem;
- Manter uma dieta saudável é indispensável para uma boa saúde oral. Tenha especial atenção à ingestão excessiva de açúcar.
5 Cuidados de saúde oral para doentes com COVID-19
As pessoas suspeitas ou infetadas com COVID-19 devem seguir as seguintes recomendações:
- À adequada técnica de escovagem dentária diária deve somar-se um bochecho com iodopovidona solução oral ou peroxido de hidrogénio a 1%;
- Depois de escovar os dentes, deve mergulhar a sua escova numa solução de hipoclorito de sódio (lixivia) a 0,05% (0,5 ml de lixivia para 1 l de água), durante 30 minutos. Terminado esse tempo, passe a escova de dentes por água abundante e deixe secar;
- É muito importante que durante o período de infeção por COVID-19 não partilhe qualquer objeto pessoal de casa de banho, nomeadamente toalhas de rosto;
- Promova a higiene regular da sua casa de banho. Se durante a pandemia partilhar este espaço com outras pessoas, deve ser o último a fazer a sua higiene oral e, quando terminar, é imperativo desinfetar todas as superfícies com os produtos adequados para o efeito;
- Após a cura da doença, deve substituir a sua escova de dentes por uma nova.
Para podermos garantir a segurança de todos e evitar o contágio da COVID-19, é realmente importante que siga à risca todas as recomendações da OMS e DGS. Na Eiriz Saúde, estamos disponíveis para ajudá-lo a esclarecer quaisquer dúvidas sobre esta ou outras doenças através dos nossos canais digitais.
Com o nosso blog queremos também mantê-lo informado sobre a evolução da pandemia e os conselhos essenciais para a sua saúde oral. Subscreva e esteja sempre a par das dicas e recomendações dos nossos profissionais!