Os testes da COVID-19 têm um papel determinante no controlo dos números da pandemia. Existem diferentes tipos, mas muitas pessoas continuam a ter dúvidas sobre quais devem ser usados em determinadas situações. Referimo-nos aos seguintes tipos de testes:
- Testes PCR;
- Testes de antigénio;
- Testes serológicos.
Certamente já ouviu falar de todos eles, mas será que sabe para que serve cada um? Este artigo pretende precisamente esclarecer todas as suas dúvidas sobre os diferentes tipos de testes de COVID-19.
Testes PCR ou moleculares
Chamado PCR ou molecular, este é o teste de zaragatoa que tem sido mais utilizado na despistagem da COVID-19. Consiste na análise de uma colheita de material biológico feita na zona posterior do nariz.
Para a obtenção do resultado, é aplicado à amostra um procedimento laboratorial que dá nome ao teste. Esta técnica chama-se reação em cadeia da polimerase, ou, em Inglês, polymerase chain reaction (PCR). Por conseguinte, é necessário algum tempo até que todo o processo esteja concluído e se possam conhecer os resultados.
Um dos fatores pelos quais os testes PCR são a escolha preferencial das entidades de saúde internacionais é sua elevada precisão. Ainda assim, não há testes 100% fiáveis e podem existir falsos negativos. Estes acontecem quando, apesar de presente, o vírus está ainda em pequena quantidade e não é detetado no exame.
Testes de antigénio ou testes rápidos
Outro recurso para identificar se uma pessoa se encontra infetada com COVID-19 é o teste de antigénio. Também referidos como testes rápidos, estes têm sido muito úteis para rastreios que permitam a continuidade de atividade profissional. As escolas, por exemplo, têm utilizado este tipo de exame para garantir a segurança de alunos, professores e pessoal não-docente.
Em termos de objetivo, os testes rápidos são idênticos aos PCR: pretendem identificar a presença do vírus. Contudo, fazem-no de forma distinta. Enquanto os testes PCR procuram o ácido ribonucleico (RNA) do genoma do vírus, os testes rápidos tentam identificar proteínas específicas do vírus.
Nos testes rápidos, a amostra também é recolhida através de zaragatoa, pelo que a primeira grande diferença se verifica no tempo de obtenção de resultados. Por não requerer tecnologia laboratorial específica, a análise das colheitas pode ser feita imediatamente. Desta forma, o resultado pode ser conhecido em apenas 30 minutos.
Apesar de não ser tão fiável como o teste PCR, em casos de suspeita de infeção, o teste rápido de antigénio pode ser uma boa solução. É especialmente útil para testar doentes sintomáticos na fase inicial de infeção, ou seja, cujos sintomas tenham iniciado há menos de uma semana.
Ainda assim, um resultado negativo neste tipo de teste não exclui a possibilidade de se estar infetado. O mesmo deve ser avaliado juntamente com a restante história e informação clínica do paciente, podendo ser necessário fazer um teste de PCR para confirmar o diagnóstico.
Na Eiriz Saúde, já pode fazer o teste de antigénio. Contacte-nos caso necessite de uma marcação.
Testes serológicos ou de imunidade
Ao contrário dos 2 tipos de testes COVID-19 apresentados anteriormente, os serológicos não permitem a deteção de infeção. O seu objetivo é antes perceber se a pessoa já esteve ou não infetada pelo vírus.
O seu funcionamento é simples: este tipo de testes vai à procura de anticorpos para a doença. No entanto, há que ter em consideração que a resposta do nosso sistema imunitário apenas se torna detetável passados 8 a 10 dias da infeção.
Uma vez que, em muitos casos, a COVID-19 não provoca sintomas graves, muitas pessoas estiveram já infetadas e não o sabem. Para descobrir se está imune à doença, pode fazer rapidamente este teste e tirar as suas dúvidas.
O teste serológico também pode ser feito na Eiriz Saúde e requer apenas a recolha de uma pequena quantidade de sangue.
Faça o seu teste COVID-19 na Eiriz Saúde!
O nosso compromisso é com a sua saúde e a segurança de todos. Por isso mesmo, queremos ajudar a controlar os números desta pandemia através dos testes COVID-19. Se tem sintomas suspeitos, esteve em contacto com alguém infetado ou quer salvaguardar que está de boa saúde, contacte-nos e marque o seu teste nas clínicas Eiriz Saúde em Baião ou Fiães.