O aparecimento dos primeiros dentes de leite nas crianças é um momento aguardado por muitas famílias. No entanto, é necessário que os pais estejam devidamente informados acerca da saúde oral dos mais pequenos. Só assim será possível acompanhar de perto e reagir da forma mais correta ao desenvolvimento da dentição dos seus filhos.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os dentes de leite requerem os mesmos cuidados de higiene que os dentes definitivos. Apesar destes primeiros dentes serem temporários, a falta de atenção durante a transição para os dentes permanentes pode conduzir a alterações anatómicas na boca, bem como ao aparecimento de cáries dentárias.
Dentes de leite: Porque são tão importantes?
Durante a infância, os dentes de leite desempenham um papel essencial no bem-estar dos mais novos, por várias razões.
- Orientam o posicionamento dos dentes permanentes: estes dentes temporários garantem o espaço necessário para que os seguintes nasçam na posição mais correta;
- Desenvolvem o rosto: estimulam o desenvolvimento dos ossos e músculos da face;
- Auxiliam nos processos da fala e respiração: são estes primeiros dentes que ajudam a pronunciar as palavras corretamente;
- Facilitam a mastigação dos alimentos: a primeira dentição é preponderante na mudança da alimentação das crianças, ao transitar para os alimentos sólidos;
- Proporcionam uma melhor autoestima: um sorriso bonito é um fator importante para a confiança e a aparência dos mais novos.
Mas, afinal, quando nascem os dentes de leite?
Antes de mais, importa saber que, normalmente, as crianças têm 20 dentes de leite (8 incisivos, 4 caninos e 8 molares) que se dividem entre a parte superior e inferior da boca.
Os dentes dos bebés vão surgindo de forma gradual e, apesar de variar de pessoa para pessoa, estima-se que a ordem cronológica do seu nascimento seja a seguinte:
- A partir dos 6 meses: Nasce o primeiro dente que, por norma, será um dos incisivos inferiores, ou seja, um dos dentes da frente da parte inferior da boca. Pouco tempo depois, seguem-se os incisivos centrais superiores.
- Nos meses seguintes: Nesta fase da evolução da dentição da criança, é a vez de surgirem os incisivos laterais, os primeiros molares e os caninos.
- Até aos 3 anos: Geralmente, a dentição da criança deverá estar completa com o aparecimento dos segundos molares.
3 Cuidados imprescindíveis a ter com os dentes de leite
Nunca é demais relembrar que a higiene dos dentes de leite não pode ser desvalorizada e, para além do auxílio do dentista, os familiares têm que dar o exemplo neste processo de consciencialização dos seus filhos.
Como tal, logo que surgem os primeiros dentes, os pais devem incutir nas crianças rotinas de saúde oral que devem ser mantidas na passagem para a dentição adulta, tais como:
1. Escovagem correta e diária
Com a evolução da dentição, devem ser cultivados hábitos no dia a dia das crianças que incluam a lavagem dos dentes depois das refeições e antes de dormir, com uma escova de dentes própria e uma pasta rica em flúor.
2. Uso de fio dentário
Este pode ser um bom aliado, juntamente com a escova, para a garantia de uma limpeza oral completa. A sua utilização previne o aparecimento de cáries e são especialmente úteis quando os dentes estão muito próximos uns dos outros.
3. Consultas regulares no dentista
De 6 em 6 meses, deve consultar o médico dentista para uma avaliação fidedigna da evolução dos dentes do seu filho. Deste modo, poderá ser alertado sobre possíveis maus hábitos ou irregularidades dentárias.
Quando caem os dentes de leite?
Geralmente, a queda destes dentes ocorre entre os 6 e os 12 anos, pela mesma ordem em que nasceram.
Mas atenção: não deve, de forma alguma, forçar a queda do dente que estiver para cair. O mesmo cairá de forma natural através da pressão exercida pelo dente que o irá substituir.
Caso o dente de leite demore mais do que o habitual a cair ou já se veja o dente definitivo a aparecer na boca antes de o de leite ter saído, deve consultar o médico dentista. Este irá verificar se está tudo bem com a dentição da criança ou se é necessário intervir.
A chegada dos dentes permanentes
Durante o período de troca de dentes, a criança atravessa uma fase de dentição mista em que, pouco a pouco, os dentes de leite vão dando lugar aos dentes definitivos.
Comparativamente com a dentição temporária, os dentes permanentes são maiores em tamanho e podem chegar a ser 32 dentes, já que a boca vai estar mais desenvolvida e com mais espaço.
E você? Quando foi a última vez que levou o seu filho a uma consulta no dentista? Não desvalorize a higiene oral infantil e lembre-se que o seu acompanhamento deve ser feito desde cedo. Por isso, não adie mais e marque já uma consulta. Proteja o bem-estar da sua criança e visite a Eiriz Saúde para uma avaliação fidedigna.