Apesar de haver ainda algum desconhecimento quanto à composição e utilização dos selantes dentários, não restam dúvidas acerca da sua importância para a saúde oral.
No período da infância e da adolescência, é comum que os jovens consumam alimentos e bebidas com alto teor de açúcar que aumentam o risco do aparecimento de cáries. Como tal, é necessário que os cuidados com a saúde da sua boca comecem desde cedo.
Para além das rotinas de higiene oral, que implicam a limpeza diária dos dentes, os selantes dentários garantem uma prevenção contra as cáries ainda mais completa e eficaz.
Mas afinal, o que são e para que servem os selantes dentários?
Os selantes dentários consistem numa espécie de “verniz” que tem como principal missão evitar o surgimento das cáries. Compostos por um revestimento de resina, os selantes são aplicados na superfície de mastigação dos dentes, já que esta pode constituir uma porta de entrada para o desenvolvimento de infeções.
Depois de estarem colocados no esmalte, os selantes dentários impedem que os alimentos (e as bactérias) se acumulem nas fissuras naturais dos dentes, conseguindo, dessa forma, prevenir e evitar a deterioração.
Em que dentes devem ser colocados os selantes?
Antes de tudo, é conveniente apontar que todos os dentes estão suscetíveis a desenvolver cáries. Por isso, o dentista será a pessoa mais indicada para avaliar o risco de cada paciente em desenvolver futuras infeções, bem como a quantidade de dentes em que os selantes devem ser aplicados.
No entanto, face à maior probabilidade de acumulação de ácidos nesses locais, produzidos pelas bactérias, os selantes dentários são, sobretudo, aplicados nos dentes molares e pré-molares definitivos.
Quando são colocados os selantes dentários?
Esta técnica de proteção oral costuma ser aplicada, maioritariamente, em crianças. A falta de cuidados diários na escovagem dos dentes, aliada a uma maior ingestão de doces, em detrimento de uma alimentação saudável, fazem dos mais novos um grupo de risco relativamente a danos nos dentes.
Tendo isso em conta, a prevenção deve ser privilegiada e o recurso aos selantes dentários deve ser feito pouco depois da erupção do primeiro dente molar, entre os 5 e os 8 anos.
Já entre os 11 e os 14 anos, estima-se que nasçam os pré-molares que, conforme referido, também merecem a nossa atenção e deverão ser selados.
Os selantes dentários podem também ser aplicados em adultos que apresentem sulcos profundos nas fissuras dos dentes. No entanto, quanto mais cedo for aplicado, mais eficaz será o efeito do selante.
4 Vantagens da utilização dos selantes dentários
- Eficaz na prevenção de cáries ao formar uma barreira de proteção;
- É um processo rápido e indolor que envolve uma técnica de aplicação simples;
- Não é necessário recorrer a anestesia, nem a qualquer tipo de equipamento invasivo, como brocas;
- Em caso de perda do selante dentário, o dentista pode voltar a aplicá-lo, caso se justifique.
Passo a passo para a colocação do selante dentário
A técnica de aplicação destes selantes, por parte do seu dentista, é um processo que envolve as seguintes etapas:
1. Limpeza do dente
Com recurso a uma escova de limpeza e a uma pasta profilática, o dentista procede à remoção da placa bacteriana e dos possíveis restos de alimentos no dente.
2. Utilização de uma solução ácida específica
Este processo deverá ser intercalado com a limpeza e secagem dos dentes para garantir o seu isolamento. O resultado final será a formação de uma superfície opaca e áspera que vai garantir uma maior aderência para a retenção do selante.
3. Aplicação do selante
Após a remoção total do ácido, o revestimento de resina é colocado sobre toda a superfície do dente. Posteriormente, é polimerizado com uma luz LED que o ajuda a endurecer.
Depois destes passos, retiram-se os excessos e deverá conseguir mastigar sem qualquer problema.
É muito importante relembrar que o uso dos selantes faz parte de um conjunto alargado de rotinas de higiene oral que envolvem, não só a limpeza dos dentes, como a avaliação periódica no seu dentista.
Para saber mais sobre como garantir uma proteção dentária completa, marque já uma consulta com a equipa de profissionais da Eiriz Saúde.