Estamos de volta a fazer o que mais amamos, que é cuidar da sua saúde e em particular da sua saúde oral. A pandemia causada pela COVID-19 parou o mundo e a Medicina Dentária também parou. Aliás, fomos em Portugal um dos primeiros serviços a serem suspensos, podendo apenas atender urgências. Isso deveu-se ao alto risco da profissão e ao facto de não estarmos preparados para este vírus desconhecido que estava a chegar ao nosso país.
Durante a paragem da quarentena obrigatória, foi preciso estudar tudo o que se sabia sobre a doença e criaram-se grupos de trabalho de médicos dentistas. Juntos, estes profissionais estabeleceram as regras e protocolos que todas as clínicas dentárias e médicos dentistas deveriam seguir após o fim do estado de emergência em que se encontrava o país.
Os protocolos foram criados com o objetivo de se poder recomeçar a atividade em segurança. É importante lembrar que há muitos anos que os consultórios dentários se destacam como sendo dos locais mais seguros para tratar da sua saúde, pelos protocolos de desinfeção, esterilização e equipamentos de proteção.
No entanto, sendo este novo vírus uma ameaça desconhecida, foi preciso readaptar procedimentos e os equipamentos de proteção de acordo com a nova informação sobre a COVID-19.
Esses equipamentos de proteção e protocolos em Medicina Dentária têm como objetivo prevenir que a doença se propague e ajudar a travar a pandemia. A escolha dos equipamentos depende da função exercida e do nível do risco de exposição inerente à função.
O que o espera na próxima consulta de Medicina Dentária?
Ao chegar à clínica de Medicina Dentária, deverá estar a usar máscara (para a proteção de todos). Quando entrar no gabinete dentário, irá encontrar o seu médico dentista e a sua assistente dentária completamente equipados.
Nas clínicas Eiriz Saúde, usamos fatos completos impermeáveis, bata exterior também impermeável, calçado clínico, cobre-sapatos, luvas, máscaras PFF2 (respirador), máscara cirúrgica, touca cirúrgica, óculos de proteção e/ou viseira, tal como pode ver na imagem abaixo.

Este é o equipamento normalmente escolhido, sendo que poderá haver algumas pequenas adaptações conforme o caso clínico e o risco de exposição ou não a aerossóis.
É importante realçar que o conforto é muito importante para que os profissionais de Medicina Dentária estejam bem e consigam fazer o seu melhor trabalho. Se o calor apertar, podemos sempre usar uma bata impermeável em substituição do fato completo, tudo em concordância com as normas em vigor.

Para terminar, queremos apenas deixar a mensagem de que é tranquilo e seguro retomar ou começar a tratar da sua saúde oral. Todo o investimento em equipamento e a criar novos protocolos permite-nos nesta fase voltar a fazer o que mais gostamos e recebê-lo em segurança.
Já pode recomeçar os seus tratamentos e retomar o caminho que o levará àquele sorriso com que sempre sonhou. Marque a sua consulta de Medicina Dentária sem receios!