A osteoporose é uma doença que enfraquece a densidade óssea e por esse motivo pode provocar problemas nos dentes.
Mas será que sabe de que forma esta patologia pode afetar a sua saúde oral? Se a sua resposta é não, neste artigo vamos explicar-lhe e esclarecer algumas das suas dúvidas.
Osteoporose agrava problemas de saúde dos dentes
A queda dos dentes é um dos problemas que está associado à osteoporose, pois esta patologia também enfraquece os ossos dos maxilares. No entanto, este acontecimento não se trata de uma consequência direta da doença óssea.
Na verdade, a osteoporose acaba apenas por ser um veículo de agravamento de problemas de saúde oral pré-existentes como a periodontite ou a gengivite. Ou seja, a osteoporose pode agravar a doença periodontal, no entanto, nunca pode ser encarada como a responsável principal pela queda dos dentes.
Ossos menos saudáveis, menor capacidade de tratar os dentes
Pelo facto de enfraquecer a estrutura óssea, a osteoporose vai afetar o sucesso de muitos tratamentos odontológicos. Esta doença vai potenciar a taxa de reabsorção óssea. Assim, além da redução da capacidade de sustentação dos dentes, pode aumentar a reabsorção óssea após a extração dentária e provocar dificuldades na colocação futura de implantes.
Efeitos da osteoporose podem ser revertidos, mas saem caro!
Quando se verifica uma elevada redução da densidade óssea na zona da boca são necessárias outras soluções para se proceder, por exemplo, à colocação de próteses.
Uma das soluções passa por iniciar um tratamento de reposição de cálcio. Este tratamento deve ser acompanhado por um ortopedista para avaliar a evolução do caso. Depois de um novo exame clínico e imagiológico, o cirurgião-dentista vai reavaliar a situação.
No caso de verificar que a densidade óssea ainda não é suficiente, pode recomendar a realização de um enxerto ósseo. Este tratamento é um ato cirúrgico mais complexo e que acarreta também custos mais elevados.
Quem é mais afetado pela osteoporose?
A osteoporose está normalmente associada a faixas etárias mais altas e as mulheres são o público mais afetado. Aliás, as estatísticas apontam para que em 3 em cada 4 pacientes mulheres padeçam deste problema.
Um dos principais fatores para que isto suceda é a menopausa, que leva à redução dos níveis de estrogénio. A falta desta hormona feminina vai provocar uma maior porosidade óssea, que os torna mais frágeis.
Melhor forma de prevenir problemas nos dentes
Como sempre, no que toca à saúde dos dentes, a melhor forma de prevenção contra os efeitos da osteoporose é manter bons hábitos de higiene oral. Assim, vai estar a prevenir a acumulação de placa bacteriana que provoca cáries e outros problemas de saúde.
Na sua rotina de higiene deve ter em linha de conta os seguintes conselhos:
- Escovar os dentes, pelo menos três vezes ao dia;
- Higienizar a língua, onde ficam acumulados restos de comida e bactérias que afetam, por exemplo, o hálito;
- Usar fio dentário, de forma a retirar restos de comida entre os dentes e evitar a formação de placa bacteriana e cáries;
- Trocar de escova a cada três meses;
- Fazer visitas regulares ao dentista, pelo menos, uma vez a cada seis meses;
- Não fumar;
- Evitar o consumo de álcool e bebidas com elevado teor de açúcares;
- Manter uma alimentação saudável.
Cuidar dos seus dentes é com a Eiriz Saúde
Na Eiriz Saúde o seu bem-estar está sempre em primeiro lugar. É por isso que nos preocupamos em manter os nossos pacientes bem informados, através da divulgação de artigos de interesse público.
Ao saber o que pode provocar ou suscitar as doenças orais, será mais fácil proteger-se. Além disso, estes artigos servem como incentivo para que ajude toda a família a adotar hábitos ainda mais saudáveis.
Gostava de acompanhar os nossos conteúdos sobre saúde oral? Nada mais simples, subscreva agora o nosso blog e receba no seu email todas as novidades.