Ter dentes saudáveis exige uma preocupação e um controlo regulares. O cuidado com a alimentação, as boas práticas de higiene oral e as visitas ao dentista são essenciais para a manutenção da saúde oral.
Conheça alguns hábitos comuns que podem estar a prejudicar os seus dentes e quais os alimentos que deve consumir ou evitar.
3 Bons hábitos para ter dentes saudáveis
1. Visitar o dentista regularmente
Hoje em dia, sabemos da importância de ir ao dentista. Os cuidados de saúde oral começam em casa, mas não dispensam as visitas regulares ao dentista. Para estar tranquilo em relação à saúde da sua boca, gengivas e dentes, prevenir é o melhor remédio e fazer check-ups periódicos ajuda a despistar possíveis problemas.
Recomenda-se que a visita ao dentista seja regular e ocorra, preferencialmente, de 6 em 6 meses. Após a realização de uma limpeza profissional (destartarização), o médico dentista vai avaliar toda a sua boca e dentição. Com esta avaliação, fica a saber em que estado está a sua saúde oral e se necessita ou não de fazer algum tratamento adicional. Ao fazer estas consultas regulares, está a dar a si próprio o melhor “seguro de saúde oral” que pode ter!
Se tem crianças em casa, saiba que estas devem iniciar as visitas ao dentista com o aparecimento dos primeiros dentes de leite. É nessas consultas que o médico dentista, ou o odontopediatra, vai definir a periocidade com que o seu filho deve fazer os seus check-ups.
2. Manter uma boa higiene oral
Para manter uma boa higiene oral, estabeleça como meta fazê-lo 3 vezes por dia (se conseguir duas é bom). No momento da lavagem, siga estes passos:
- Comece por utilizar o fio ou fita dentária para remover a placa bacteriana e restos alimentares. Se não puder fazê-lo todas as vezes que escova os dentes, é fundamental que o faça pelo menos uma vez, de preferência, à noite.
- Depois, inicie a escovagem das gengivas e dentes como se os estivesse a massajar. É necessário que escolha uma escova macia ou de dureza média, que deve ser substituída sempre que as cerdas fiquem gastas, mais ou menos, a cada 3 meses. Mais importante que a força empregue é o tempo e a consistência com que o faz. Tenha como um bom indicador o tempo de escovagem mínimo de 2 minutos.
- Finalize com a limpeza da língua, que deve também ser escovada ou raspada com cuidado. Este hábito evita a acumulação de micro-organismos e mau hálito.
Se for recomendado pelo seu médico, pode complementar a limpeza com o recurso a outros produtos, como colutórios ou elixires. Estes passos vão ajudá-lo a conseguir uma boa higiene oral e a garantir a necessária proteção para manter os dentes saudáveis.
3. Fazer uma alimentação saudável
A alimentação tem um papel importante na manutenção dos dentes saudáveis. O consumo de alimentos ricos em fibras, como legumes, cereais e fruta, contribui para a autolimpeza dos dentes e gengivas.
Sendo o cálcio essencial na formação do esmalte, devemos preferir alimentos ricos neste mineral, como o leite e seus derivados, leguminosas, legumes de folhas escuras e alguns peixes.
Para a fixação do cálcio nos ossos e dentes, a vitamina D é essencial. Esta pode ser obtida por meio da exposição solar ou através da ingestão de iogurtes, ovos, atum, salmão, sardinha, manteiga e cogumelos, entre outros.
Alimentos como tomate, aipo, morangos, brócolos e couves são ricos em vitamina C, responsável pela reparação e manutenção dos ossos e dentes. Funciona ainda como um antioxidante, que estimula a saúde das gengivas.
Beber bastante água é outro hábito fundamental para manter os dentes saudáveis, porque ajuda a eliminar ácidos e bactérias, mantém a boca hidratada e ajuda na produção de saliva.
4 Hábitos prejudiciais à saúde dos dentes
1. Ingerir alimentos agressivos para o esmalte
Consumir alimentos doces ou ácidos com frequência pode desgastar o esmalte e manchar os dentes. Os alimentos de consistência mole, como os frutos desidratados, aderem à superfície dos dentes e ali permanecem algum tempo, contribuindo para a formação da placa bacteriana e o consequente aparecimento de cáries.
Chá, café e vinho tinto são bebidas que, quando consumidas em excesso, podem provocar manchas nos dentes.
Os citrinos são uma fonte de vitamina C, mas, pela sua acidez, devem ser consumidos com moderação, pois podem causar aftas e degradar o esmalte. O mesmo acontece com os sumos e refrigerantes que, para além da acidez, contêm muito açúcar.
2. Fumar
O hábito de fumar enfraquece o esmalte, tornando os dentes escuros e amarelos. Pode ainda provocar doenças periodontais, aumentando o risco de perda prematura de dentes e, em certos casos, de contrair cancro oral.
O tabaco afeta o sistema imunitário, dificultando a regeneração de tecidos, inclusive os da boca. Para quem sofre de problemas nos dentes, este hábito pode dificultar os tratamentos.
3. Roer as unhas
Pode não passar de um tique nervoso, mas o hábito de roer as unhas pode ser prejudicial à saúde oral. As unhas transportam muitas bactérias, que causar infeções na boca e afetar dentes saudáveis.
4. Palitar os dentes
Usar um palito nos dentes é outra prática negativa. Para além de não serem tão eficazes como o fio dentário, os palitos podem provocar retração nas gengivas, causar lesões e até aumentar a sensibilidade dentária.
Ter dentes saudáveis e bonitos contribui para a autoestima. A parte funcional da nossa dentição, aliada ao lado estético, proporciona bem-estar e qualidade de vida.
Pode obter mais informações sobre todos os cuidados a ter para manter os dentes saudáveis, subscrevendo o nosso blog. Na Eiriz Saúde temos profissionais especializados disponíveis para o ajudar a sorrir com confiança, todos os dias.