Na nossa prática clínica, somos frequentemente confrontados com problemas nos dentes que poderiam ser facilmente evitados. Dores, cáries, dentes partidos e gengivas que sangram são algumas das condições que levam os pacientes a recorrer às nossas clínicas.
Cabe-nos alertar que a solução para evitar a maior parte destas situações indesejadas é mais fácil do que se poderia pensar. Aliás, é bem simples e com muito menos custo (até a nível financeiro) para o paciente.
Então, a questão que se impõe é: Como podemos evitar os problemas nos dentes? O segredo está na prevenção! “E como podemos fazer essa prevenção?”, perguntam-nos os pacientes mais interessados. Respondemos a esta questão dando-lhe conta da nossa prática diária.
Previna-se para evitar problemas nos dentes!
Após a finalização de uma fase de tratamentos, é recomendada pela nossa equipa a marcação da próxima consulta de check up no prazo de seis meses. Nesta visita, o médico dentista deverá avaliar a saúde oral do paciente e realizar uma destartarização, comummente denominada de limpeza dentária.
“Porquê marcar se ainda falta tanto tempo?” é uma pergunta que ouvimos com frequência. Ora, a resposta que damos aos nossos pacientes é simples: este é o segredo para que a próxima consulta não seja esquecida. Além disso, se na altura não puder comparecer, pode sempre remarcar a consulta. Tal pode ser feito quando uma das nossas assistentes ligar na véspera a confirmar a presença.
A chave para evitar problemas dentários está, portanto, em a consulta de check up nunca ficar esquecida e entrar na sua rotina anual. Desta forma, o seu dentista pode conseguir acompanhá-lo melhor e detetar antecipadamente potenciais problemas nos dentes.
7 Vantagens de adotar uma rotina de prevenção
- Paz de espírito, sabendo que está tudo bem com a sua saúde oral;
- Melhor higiene oral, devido à limpeza profissional e às instruções dadas pelo seu dentista;
- Gengivas saudáveis e bom hálito;
- Menos dores, porque, no caso de surgir alguma patologia, vai ser tratado a tempo de não doer;
- Qualquer desajuste com as suas próteses será detetado precocemente e resolvido;
- Menos despesas com tratamentos, porque não deixa que os problemas nos dentes se agravem, implicando soluções mais caras;
- Qualquer patologia grave, como tumores e quistos, pode ser detetada precocemente. Nalguns casos, o disgnóstico atempado pode mesmo salvar uma vida!
A prevenção é, de facto, o melhor remédio! Quando se adota uma rotina preventiva, o paciente está a zelar pela sua saúde oral. Mas também o médico dentista sai a ganhar, uma vez que consegue proporcionar um melhor atendimento.
Por um lado, pode fazer um trabalho mais simples, com maior garantia de sucesso na resolução dos problemas dentários dos seus pacientes. Por outro, faz certamente menos urgências, fora do horário habitual, podendo programar o seu trabalho de uma forma mais eficaz.
Agora que conhece a importância da prevenção, não a descure! Da próxima vez que o seu dentista terminar um tratamento, pergunte-lhe: “Dr., quando devo marcar o meu próximo check up?”.
Lembre-se que cabe a si zelar pela sua saúde. Se não tem uma consulta de Medicina Dentária marcada e não vai ao dentista há mais de seis meses, está na hora de marcar uma consulta de rotina. Nas clínicas Eiriz Saúde, estamos disponíveis para o receber. Faça a sua pré-marcação online!