A higiene oral das crianças deve começar a ser cuidada desde cedo, de modo a criar boas rotinas para o futuro. É importante que, desde tenra idade, os mais jovens compreendam a importância de zelar pela sua saúde oral como forma de prevenção.
No entanto, esta nem sempre é uma tarefa fácil. Basta ver a quantidade de crianças que fogem dos pais na hora de escovar os dentes. Esta dificuldade também se prende, muitas vezes, com as próprias dúvidas dos pais sobre este tema e são essas que pretendemos esclarecer.
Até quando devem os pais escovar os dentes aos filhos?
A aprendizagem da escovagem dos dentes é fundamental na higiene oral das crianças. Inicialmente devem ser os pais a fazer a escovagem, de forma a garantir a limpeza e a saúde dos dentes.
A partir dos 2 anos as crianças já podem começar a fazê-lo, mas ainda numa ótica de brincadeira, para criar a rotina. A verdadeira escovagem ainda deve ficar a cargo dos pais. Esta fase deve prolongar-se até cerca dos 6 anos de idade.
A partir dessa idade as crianças já têm as capacidades motoras necessárias para fazerem a sua própria higiene oral.
Ao longo de todo este processo é importante que os pais continuem o acompanhamento. Muitas vezes não existe a verdadeira perceção da importância da escovagem dos dentes, que acaba por não ser feita com a regularidade necessária.
5 Formas de estimular a escovagem dos dentes nas crianças
Muitos pais sentem dificuldades na promoção da higiene oral das crianças. Nem sempre é fácil convencer os mais novos a manterem hábitos de escovagem, mas há algumas estratégias que podem ajudar:
1. Mostrar a importância da escovagem dos dentes
Demonstre-o de uma forma divertida, engraçada e leve. Não faça com que esse hábito seja visto como uma ordem que deve ser cumprida. Isto pode aumentar a probabilidade de incumprimento.
2. Fazer uma preparação a rigor
É importante transformar a casa de banho numa espécie de santuário da escovagem de dentes. Deve ser escolhida uma escova de dentes adequada, mas que tenha bonecos e seja divertida.
Tudo o que uma criança possa precisar para cumprir essa rotina deve estar ao seu alcance. Um banco pode ser uma ajuda preciosa para chegar ao lavatório.
3. Trazer os brinquedos para a escovagem
O boneco preferido de uma criança pode ser um excelente incentivo na hora de escovar os dentes. Os pais podem convidar os filhos a trazê-lo para lavar os dentes.
Enquanto os pais ficam encarregues de cuidar da criança, esta vai tratar do brinquedo, num processo de aprendizagem. Tudo isto vai contribuir para que a criança passe a escovar os dentes sozinha.
4. Ensine através do exemplo
Muita da aprendizagem infantil é feita através de um processo de imitação. Por isso, para desenvolver os hábitos de higiene oral nas crianças é importante incluí-las nos hábitos dos adultos.
A escovagem dos dentes em conjunto entre pais e filhos acaba por ter esse efeito. Além disso, também se deve ensinar a importância de uma alimentação saudável para este contexto.
5. O dentista deve ser um amigo
As idas ao dentista devem ser regulares e é importante que não sejam vistas como um sofrimento ou uma experiência negativa. Encontrar um profissional que seja visto como amigo, é fundamental para garantir o futuro saudável da higiene oral das crianças.
A importância das visitas regulares ao dentista
A primeira visita das crianças ao dentista é fundamental, para que desde cedo se habituem a estas consultas. Os especialistas recomendam que esta seja feita antes dos 12 meses de idade. A partir daí, é importante que as marcações aconteçam, pelo menos, uma vez por ano.
Este contacto é importante para acompanhar a saúde oral, crescimento dos dentes e, caso seja necessário, tratamentos de cáries.
Além disso, o Médico Dentista/Odontopediatra é o melhor profissional para dar ensinamentos e conselhos sobre a higiene oral das crianças. É a este especialista que compete mostrar como usar adequadamente a escova de dentes, o flúor e o fio dentário.
Na Eiriz Saúde cuidamos da higiene oral das crianças
E o seu filho? Há quanto tempo não o leva a uma consulta com o Médico Dentista/Odontopediatra? Não adie mais e comece desde cedo a dar-lhe o melhor exemplo no que toca à saúde oral. Faça uma pré-marcação online e conte com o profissionalismo dos médicos dentistas da Eiriz Saúde.