Tem medo de agulhas? Isso pode tornar a simples ideia de colher sangue assustadora. No entanto, é importante tentar enfrentar este receio, uma vez que fazer análises regulares é imprescindível para a manutenção de uma boa saúde.
De facto, tanto miúdos como graúdos podem ser afetados pelo medo de agulhas. Mas não desista! Acompanhe-nos à medida que lhe apresentamos 7 dicas práticas para encarar de frente a ansiedade de fazer análises, antes e durante a colheita de sangue.
7 Dicas para combater o medo de agulhas
1. Identifique as causas de ansiedade e enfrente-as gradualmente
O primeiro passo para vencer o medo de agulhas é reconhecer os aspetos específicos que ativam o stress.
Cada pessoa é diferente. Há quem fique receoso simplesmente por ver a imagem de uma agulha ou ouvir falar do assunto. Já outras pessoas apenas ficam nervosas se tiverem de tocar numa agulha, virem alguém a fazer análises ou tiverem uma agulha a aproximar-se de si.
Tome nota das situações exatas que o deixam desconfortável e classifique-as em níveis. Depois, exponha-se às mesmas de forma gradual, da que lhe causa menos ansiedade até à que mais o assusta.
É importante não tentar superar todas as etapas no mesmo dia. Dê a si próprio o privilégio do tempo e a oportunidade de relaxar.
Uma sequência que pode ser útil em vários casos é:
- Ver imagens de agulhas;
- Ouvir alguém a falar da experiência tranquila de fazer análises;
- Manusear uma agulha;
- Acompanhar outra pessoa na colheita sanguínea;
- Finalmente, conquistar a coragem para fazer análises.
2. Use técnicas de respiração
Uma técnica simples de respiração para ajudar o corpo e a mente a acalmar consiste em fechar os olhos, inspirar profundamente pelo nariz e expirar lentamente pela boca. Aplique esta técnica no momento de fazer análises e repita-a várias vezes durante o processo.
Deve treinar esta técnica no dia-a-dia para saber precisamente o que fazer na altura de tirar sangue e estar confiante de que resulta.
3. Se necessário, deite-se ou erga um pouco as pernas
Deitar-se ou ficar sentado com as pernas um pouco elevadas ajuda a evitar as tonturas e a manter a circulação sanguínea estável.
Naturalmente, antes de fazer análises, explique ao profissional de saúde que tem medo de agulhas e que gostaria de adotar uma destas duas posições. É quase certo que não haverá qualquer impeditivo.
4. Visualize um cenário relaxante
Algo que auxilia na hora de fazer análises é visualizar-se numa situação diferente e relaxante, da sua preferência. O lugar de eleição para acalmar pode ser a praia, o campo, o cantinho favorito da sua casa, entre tantos outros. O que interessa é que esta técnica ajude a mente a distanciar-se do medo de agulhas.
Escolha o cenário tranquilizador, feche os olhos e tente sentir todos os elementos: os componentes visuais ao seu redor, os sons, os cheiros, o tato, etc. Quanto melhor construir este mundo, mais fácil será abstrair-se.
5. Pense que a dor dura meros segundos
É quase inevitável pensar na sensação de dor causada pela agulha. Mas tente alterar a perspetiva ao repetir para si mesmo: “Vai doer, mas a dor dura só uns segundos. Não é algo que eu não consiga aguentar”.
Com o tempo, o primeiro pensamento será “Daqui a uns segundinhos estou ótimo” e não “Vou sentir dor”.
6. Distraia-se
É muito fácil ficar a remoer o medo de agulhas se não evitar o contexto propício para isso, ou seja, estar na sala de espera sem nada para fazer ou em que pensar. Por isso, leve distrações.
Pode ouvir música, jogar no telemóvel ou ler um livro. Até no momento de fazer análises, é provável que o profissional de saúde lhe permita continuar a distrair-se com alguma coisa.
7. Fale abertamente do seu receio com os profissionais de saúde
Não tenha vergonha de expressar o medo de agulhas aos médicos, enfermeiros e técnicos que encontra. Isso é vantajoso, pois o profissional saberá o que fazer para o acalmar.
Se o medo for mesmo incapacitante, é aconselhado consultar um psicólogo, visto que o receio de fazer análises clínicas tem implicações diretas na saúde. Procure um profissional especializado em fobias. O terapeuta saberá que técnicas implementar para o apoiar na superação do medo de agulhas.
Com o medo dominado, conseguirá fazer análises regulares!
Na Eiriz Saúde, temos uma equipa pronta para fazer análises num ambiente acolhedor, amigável e tranquilo. Pode visitar um dos nossos espaços, em Eiriz e Fiães, e fazer análises clínicas sem necessidade de marcação. Consulte a nossa página de contactos e fique a par dos horários de atendimento.