Sabe o que é a mordida aberta? Conhece pessoas com este problema ou tem receio de estar a desenvolvê-lo? Com a prevenção e o acompanhamento adequados, a mordida aberta pode ser tratada e a sua qualidade de vida garantida!
O que é a mordida aberta?
A mordida aberta consiste no desalinhamento e na falta de contacto entre as arcadas superior e inferior dos dentes quando a boca está fechada.
É um problema complexo que pode ser originado por vários fatores, incluindo alterações dentárias, ósseas e musculares, frequentemente associadas a hábitos incorretos.
Quais são as causas desta condição?
Entre as causas mais comuns da mordida aberta incluem-se:
- Principalmente nas crianças, chuchar o polegar ou a chupeta de forma prolongada ou com muita tensão, o que conduz ao desalinhamento dos dentes;
- Os adultos também podem cair no erro anterior, se tiverem por hábito a sucção de objetos, como lápis ou canetas;
- Empurrar a língua entre os dentes ao falar ou engolir;
- Ter o hábito de roer as unhas;
- Problemas na articulação temporomandibular (ATM), os quais podem provocar dor crónica da mandíbula;
- Insuficiência de espaço para os dentes crescerem;
- Alterações ósseas a nível facial, de influência normalmente genética, causadas pela ausência de simultaneidade no crescimento dos maxilares superior e inferior.
Sendo assim, a melhor forma de prevenir este problema reside em eliminar os comportamentos desadequados que podem ser controlados, tais como as quatro primeiras causas listadas.
Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico clínico da mordida aberta consiste em avaliar os maxilares e as arcadas dentárias, analisar o comportamento dos mesmos na abertura e no encerramento da boca e observar a cavidade oral.
Para um diagnóstico cuidado da mordida aberta recorre-se ao historial clínico e odontológico, a exames ao esqueleto facial e à cavidade oral, a radiografias da mandíbula e dos dentes e ao estudo do alinhamento dos dentes através de moldes.
Quais os tratamentos possíveis para a mordida aberta?
Em Medicina Dentária, recorremos a vários tratamentos para a mordida aberta. Como tal, cabe ao profissional aconselhar o procedimento mais indicado tendo em conta a idade e a avaliação detalhada feita anteriormente.
Os principais tratamentos incluem a mudança comportamental, o uso de aparelho dentário (convencional ou invisível) ou, em casos mais graves, a cirurgia:
- Quando a mordida aberta se verifica em crianças com a maioria da dentição de leite, muitas vezes não há motivos para preocupação. O problema pode resolver-se sozinho assim que a criança termine a sucção do polegar ou da chupeta;
- Nos casos de crianças cujos dentes definitivos estão a tomar o lugar dos dentes de leite, mas o desenvolvimento ainda não está completo, geralmente basta a modificação de comportamentos para resolver a mordida aberta. A terapia adequada incide na correção da pressão da língua sobre a mandíbula. No entanto, se a dentição definitiva cresce com os mesmos padrões incorretos, então o recurso a um dispositivo ortodôntico pode ser o mais acertado;
- Para a generalidade das pessoas, com a dentição adulta concluída, uma combinação muito comum de tratamentos para corrigir a mordida aberta inclui as alterações comportamentais e a colocação de aparelho. Porém, há situações em que a cirurgia se torna necessária para reposicionar a mandíbula;
- Adicionalmente, pode ser recomendado um aparelho específico que impede a língua de empurrar os dentes e uma proteção que realinha os maxilares através de pressão.
Esteja atento aos sintomas!
Naturalmente, o sinal mais óbvio da mordida aberta é a ausência de toque entre as arcadas dentárias ao fechar a boca. Mas isso pode ser mais difícil de reconhecer do que imagina, dado que o paciente está habituado a viver assim e não reflete sobre o posicionamento dos seus dentes e boca.
Por isso, esteja atento a estes sintomas que podem ser originados pela mordida aberta:
- Dificuldades a falar e a mastigar;
- Dores de cabeça;
- Zumbido nos ouvidos;
- Respiração pela boca;
- Estalos do maxilar.
Faça uma avaliação na Eiriz Saúde!
Nas nossas clínicas em Eiriz e Fiães, zelamos pela sua saúde e o seu sorriso. A nossa equipa experiente e acolhedora está pronta a proporcionar-lhe mais qualidade de vida!
Para realizar uma avaliação bucal e dentária, e despistar a mordida aberta, pode fazer a pré-marcação online da consulta, de forma rápida e sem custos. Depois, será contactado para validar a marcação.