Os fungos nas unhas são um problema comum, mas facilmente evitável. Esta situação pode surgir tanto nas unhas das mãos como dos pés e precisa de tratamento específico.
A prevenção passa por manter as unhas cuidadas, curtas e secas, de modo a evitar que os fungos tenham condições para se desenvolver.
Quanto ao tratamento, esse requer tempo, paciência e a medicação certa. Com a leitura deste artigo vai conhecer melhor este tipo de infeção fúngica, quais os seus sintomas e como a tratar e prevenir.
Em que consiste a onicomicose ou fungos nas unhas?
Uma infeção fúngica que afete as unhas pode ser designada onicomicose ou micose nas unhas.
O aparecimento de fungos nas unhas é mais comum nos pés e em pessoas idosas do sexo masculino. Aliás, estima-se que este problema afete 20% dos idosos e apenas 10% dos adultos, sendo ainda mais raro nas crianças.
Diabéticos, doentes com problemas circulatórios ou com sistema imunitário fragilizado têm maior risco de desenvolver a doença.
Quais os principais sinais ou sintomas?
Este problema tende a aparecer mais nas unhas dos pés. Inicialmente, os fungos nas unhas são indolores e não apresentam sinais de alerta. Porém, gradualmente, a coloração da unha vai-se alterando.
Geralmente, as unhas começam a ficar amareladas, a descolar e a “esfarelar”. Posteriormente, se não for aplicado nenhum tratamento, a unha engrossa (podendo mesmo encravar) e a infeção alastra para as unhas vizinhas.
Sendo este um processo, maioritariamente, “silencioso”, é importante estar com atenção a alterações nas unhas. Assim que detetar qualquer sintoma, sugerimos que recorra a um profissional especializado, ou seja, um podologista. Atrasos no início do tratamento levam ao agravamento do problema.
A micose nas unhas é contagiosa?
Sim, se detetou algum destes sintomas, saiba que se trata de uma doença contagiosa. À semelhança do “pé de atleta”, a forma mais comum de transmissão é em ambientes húmidos, como piscinas públicas ou balneários.
A partilha de objetos pessoais usados nas unhas, como limas, tesouras ou corta-unhas, pode também transmitir a infeção.
Que tratamentos existem para eliminar os fungos das unhas?
A forma de tratar qualquer micose é eliminar os fungos instalados para travar a progressão da infeção. Para um tratamento eficaz contra os fungos nas unhas, o primeiro passo é uma consulta no podologista. Este profissional vai diagnosticar o problema e dar-lhe todas as indicações para tratar e cuidar da saúde das suas unhas.
Existem diferentes alternativas para o tratamento da micose das unhas:
Vernizes ou soluções ungueais
Quando a infeção é detetada numa fase inicial, este tratamento costuma ser suficiente. A sua aplicação deve ser feita conforme as recomendações do podologista.
A aplicação destes produtos nas unhas deve ser acompanhada de uma limpeza mensal própria, em consultório, para garantir a regeneração ungueal.
Reverter uma infeção causada por fungos nas unhas é um tratamento demorado, que exige paciência e rigor.
Medicamentos por via oral
O tratamento dos fungos das unhas pode passar também por medicação oral, apesar de esta só ser aconselhada em casos pontuais. Esta terapêutica deve ser indicada e vigiada pelo profissional de saúde.
Tratamento da onicomicose com laser (laserterapia)
O tratamento da onicomicose com recurso a laser é a solução mais rápida e possui uma elevada taxa de sucesso.
A aplicação de laser nas zonas afetadas elimina os fungos sem danificar as unhas. Esta é uma forma eficaz de resolver o problema.
Como evitar os fungos nas unhas?
Sendo mais frequentes nas unhas dos pés, existem certos cuidados diários que podem ajudar a evitar o desenvolvimento destas onicomicoses:
- Uma vez que os fungos precisam de humidade para se multiplicar, manter os pés saudáveis passa pela lavagem diária, sempre com o máximo cuidado na secagem.
- Evite partilhar calçado, meias, toalhas e qualquer objeto que contacte com os pés e unhas.
- Utilize sempre chinelos ao frequentar balneários ou piscinas públicas.
- Mantenha as unhas bem limpas e curtas.
Se verificar algum sinal de infeção por fungos nas unhas, não se tente autodiagnosticar nem faça tratamentos caseiros. Consulte um profissional especializado e siga as suas recomendações. Lembre-se que quanto mais atrasar o início do tratamento, mais difícil será reverter a infeção.
Esteja atento à saúde dos seus pés! Uma infeção de fungos nas unhas não tratada pode ter consequências graves a longo prazo. Marque a sua consulta de Podologia, na Eiriz Saúde de Fiães.