O sorriso é um fator muito importante para a confiança e bem-estar das pessoas. Manter uma dentição saudável e um sorriso bonito requer alguns cuidados, que não se ficam apenas pelo consultório. Fazer um branqueamento dentário em casa, desde que devidamente acompanhado pelo seu dentista, pode ter bons resultados.
A Medicina Dentária não se limita à reabilitação e prevenção de problemas nos dentes. Tem também preocupações estéticas indissociáveis da saúde. Uma boca saudável e cuidada previne muitos problemas ao longo da vida.
Desse modo, para manter um sorriso agradável é necessário adotar cuidados diários. Por exemplo, é possível fazer um branqueamento dentário em casa, desde que tenha a devida orientação e supervisão de um profissional.
Tipos de branqueamento dentário
Na reabilitação oral e estética há duas formas para branquear os seus dentes, podendo ser feito um procedimento interno ou externo.
O primeiro consiste numa intervenção em dentes que foram desvitalizados e que têm tendência a escurecer. Este tratamento apenas pode ser realizado em consultório. É feito internamente num dente específico e não na dentição toda.
A intervenção externa consiste em corrigir a tonalidade da dentição em geral. Este tipo de branqueamento dentário pode ser feito em casa ou no consultório.
Para avaliar a melhor opção, o médico dentista deve sempre fazer uma avaliação prévia. Em alguns casos, para aumentar a eficácia do tratamento, pode ser sugerida uma combinação entre o branqueamento dentário em casa e no consultório.
Branqueamento dentário em casa
Este procedimento deve ser sempre prescrito pelo médico dentista e poderá depois ser realizado no domicílio. O branqueamento dentário em casa consiste na aplicação de um gel de peróxido de carbamida, ou hidrogénio, numa goteira que se usa durante 2 horas ao longo do dia ou, idealmente, durante a noite, ao longo de 2 ou 3 semanas.
Tenha em consideração que este tratamento pode causar problemas sérios se for feito sem orientação profissional. É o médico dentista quem define se este é o melhor método para branquear os dentes de acordo com alguns fatores. A eficácia e durabilidade do tratamento dependem sobretudo da alimentação e do estilo de vida do paciente.
Para compreender melhor esta intervenção, fique com as vantagens e desvantagens do branqueamento dentário em casa:
✓ É mais económico do que o branqueamento em consultório;
✓ Pode ser feito em casa enquanto dorme;
✓ Pode ter um efeito duradouro (igual eficácia que o método em consultório);
✓ É mais fácil de controlar os efeitos colaterais (ex. hipersensibilidade dentária e inflamação gengival) devido à menor concentração do gel.
✕ É um tratamento mais demorado, prolongando-se por 2 a 3 semanas;
✕ Não é recomendado a quem tenha refluxo de vómito pela utilização da goteira;
✕ Implica um maior compromisso por parte do paciente.
Branqueamento dentário em clínica
Este procedimento é realizado no consultório por um médico dentista. Tendo em conta a concentração do gel aplicado no tratamento, todos os tecidos moles da boca são isolados e protegidos.
Depois, é aplicado o gel clareador e pode fazer-se incidir uma luz sobre o produto para um efeito mais célere (não é obrigatório, pois não contribui para a eficácia, apenas acelera o processo). Este tipo de tratamento é aconselhado a quem tem dificuldades em usar a goteira durante a noite.
Conheça as vantagens e desvantagens deste método de branqueamento:
✓ É um tratamento mais rápido: bastam entre 30 a 60 minutos;
✓ Os resultados são visíveis e imediatos;
✓ Por ser feito pelo médico dentista, tem maior garantia de sucesso.
✕ Os efeitos colaterais (ex. hipersensibilidade dentária e inflamação gengival) podem ser mais intensos e mais difíceis de controlar devido à maior concentração do gel;
✕ É um método mais dispendioso;
✕ É realizado em consultório, podendo ser necessário fazer mais do que uma sessão.
Riscos do branqueamento dentário em casa sem supervisão do médico dentista
Existem alguns métodos caseiros no mercado para realizar um branqueamento dentário em casa. Contudo, independentemente da marca, devem ser evitados. Sem a devida supervisão e aval médicos, pode comprometer não só o objetivo de branquear, mas também a sua saúde oral.
Um dos requisitos fundamentais para realizar este procedimento é não ter qualquer problema como cáries ou infeções bucais. Por isso, se pensa realizar este procedimento, deve obrigatoriamente fazer uma consulta de avaliação prévia com um dentista.
Se o branqueamento dentário em casa for prescrito e realizado seguindo todas as orientações médicas, não acarretará qualquer risco. A única sensação que poderá vir a ter é alguma sensibilidade nos dentes que será temporária.
Pretende avaliar a possibilidade de clarear os seus dentes e fazer um branqueamento dentário em casa? Utilize o nosso formulário para fazer a marcação de uma consulta na Eiriz Saúde. Faça uma avaliação da sua saúde oral com os nossos profissionais e obtenha o melhor aconselhamento para este procedimento.