A dor de dentes é extremamente incomodativa e pode até ser insuportável. Mas quando falamos das razões para o seu aparecimento, podem surgir muitas dúvidas.
De facto, existem diversas causas da dor de dentes, incluindo de natureza dentária, esquelética, muscular ou nervosa. É precisamente por ser difícil identificar a sua origem sem a ajuda de um profissional que recomendamos não recorrer à automedicação.
6 Riscos da automedicação para a dor de dentes
- Vulnerabilidade a possíveis contraindicações derivadas da toma dos medicamentos;
- Erros na dosagem adequada;
- Desenvolvimento de alergias por exposição a certas substâncias;
- Medicação ineficiente que não resolve o problema e pode mesmo nem atenuar os sintomas;
- Medicação que pode até agravar o problema;
- Potenciais prejuízos em pacientes com diabetes, condições autoimunes ou doenças cardíacas, hepáticas ou renais.
Fica claro que a visita ao médico dentista é fundamental para avaliar corretamente os motivos da dor de dentes, o tratamento ajustado e os comportamentos a adotar para a prevenção posterior.
É apropriado tomar medicação para aliviar a dor de dentes?
Embora a automedicação seja amplamente desaconselhada, é bem sabido que há casos em que a dor de dentes é muito difícil de suportar. Para isso, os especialistas recomendam que se tome apenas um analgésico de uso geral para amenizar a dor até ser consultado por um dentista.
A ação deste medicamento serve apenas para combater os sintomas e não a causa. Como tal, mesmo que a dor desapareça, é aconselhado visitar o dentista para avaliar o que a originou e perceber se há necessidade de tratar o problema.
Se sofre de dor de dentes, atue na origem. Eis 11 causas possíveis
- Cárie dentária
A dor resultante das cáries deriva do facto de as mesmas atingirem a dentina (tecido) e a polpa dos dentes. É importante notar que a cárie causa dor quando já está avançada, pelo que é necessária a intervenção profissional imediata.
- Pulpite
A pulpite consiste na inflamação da polpa, a parte interna dos dentes. Normalmente, a acompanhar a dor, a pulpite causa inchaço e desconforto considerável no contacto com alimentos muito quentes ou muito frios.
- Dentes do siso
Não é raro o desenvolvimento dos dentes do siso causar inconvenientes, pelo que a avaliação do dentista ao longo da evolução é preciosa. Geralmente, a dor de dentes deriva do mau posicionamento dos sisos.
- Disfunção da articulação temporomandibular (ATM)
Esta disfunção, que pode ter múltiplas origens, gera alterações na articulação que conecta o osso mandibular e o crânio, criando complicações nos movimentos das mandíbulas. É um problema complexo que requer avaliação por um médico dentista especializado.
- Abcesso
O abcesso é um dos problemas que causa níveis maiores de dor de dentes. É uma infeção que surge na gengiva ou junto à raiz do dente e forma bolsas inflamadas. A atuação rápida é imperativa para que as bactérias originadoras não se espalhem.
- Sensibilidade
A sensibilidade dentária é um campo vasto com múltiplas causas possíveis e níveis distintos de intensidade. Assim, a observação por parte de um dentista não pode escapar.
- Bruxismo
O bruxismo manifesta-se no ranger e apertar dos dentes, o que conduz a desgastes significativos e, claro está, dores. É preciso um tratamento desenhado para cada paciente, de forma a minimizar tanto quanto possível os danos à arcada dentária.
- Problemas gengivais
As doenças nas gengivas, ou periodontais, estão associadas, em vários casos, ao surgimento de dor de dentes. O avanço destes problemas pode levar à perda dentária.
- Sinusite e rinite
Estas inflamações dos seios nasais verificam-se em regiões muito próximas das raízes e dos nervos dos dentes. Deste modo, as dores e a inflamação podem estender-se aos mesmos.
- Colocação recente de aparelho
Os primeiros dias com um aparelho dentário podem ser um período de adaptação um pouco dolorosa, uma vez que é exercida pressão sobre os dentes.
- Lesões na região
Traumas na face e no crânio, em zonas perto da boca, provocados por quedas, acidentes, práticas desportivas, entre outras causas, podem contribuir grandemente para a dor de dentes.
Marque uma consulta de urgência na Eiriz Saúde!
Como pode ver, dado o leque de razões possíveis para a dor de dentes, é fundamental não tentar adivinhar a causa nem automedicar-se.
Nas clínicas Eiriz Saúde, zelamos pela sua saúde oral e tratamos não só dos sintomas, mas das causas responsáveis pela dor de dentes. A nossa equipa acolhedora e experiente está pronta para recebê-lo de urgência, se necessário! Basta fazer a pré-marcação online.