Com o avançar da idade, tendemos a estar mais atentos a alguns aspetos da nossa saúde, como o coração ou os ossos e articulações. Mas não podemos esquecer-nos que, também no campo da saúde oral, é importante implementar cuidados específicos na terceira idade.
Com uma prevenção ativa e hábitos adequados, tem tudo para manter uma boca sã nesta fase da vida.
Os nossos médicos dentistas enumeram os problemas orais a que os idosos são mais vulneráveis. Dão-lhe ainda dicas práticas para evitar estes e outros inconvenientes na terceira idade.
3 Problemas dentários comuns na terceira idade
1. Perda de dentição
Sem prevenção ativa, a acumulação de tártaro na dentição pode tornar-se recorrente e conduzir a cáries sucessivas. Estas, por sua vez, podem levar a infeções, decomposição de estruturas dentárias e, em alguns casos, perda de dentes.
Há causas associadas à terceira idade como, por exemplo, a redução da produção de saliva. Mas hábitos como uma dieta muito açucarada ou a lavagem insuficiente dos dentes acentuam a deterioração da saúde oral.
Adicionalmente, doenças como a artrite ou patologias do foro psicológico podem tornar doloroso e complicado o processo de escovar os dentes em idade avançada.
Algumas estratégias passam por utilizar uma escova elétrica, complementar a lavagem com flúor, diminuir o consumo de açúcar e ingerir água depois de cada refeição.
2. Problemas nas gengivas
Existem vários problemas gengivais comuns na terceira idade. A doença periodontal, por exemplo, deriva da acumulação de placa bacteriana e é acelerada com o consumo de tabaco. Os sintomas avançados incluem irritação, vermelhidão e sangramento.
Já a gengivite consiste na inflamação do tecido gengival devido ao excesso de bactérias. Este problema de saúde oral pode escalar para periodontite, uma infeção grave que danifica o osso e o tecido que sustentam a dentição.
Com o envelhecimento, também é comum a recessão óssea e das gengivas, uma ocorrência gradual que faz retrair o osso e afasta dos dentes o tecido envolvente, deixando a raiz mais exposta.
A prevenção de problemas de saúde oral relativos às gengivas inclui uma nutrição adequada, escovagem eficiente, uso de fio dentário, parar de fumar e cortar no açúcar.
3. Boca seca
Também conhecida por xerostomia, a síndrome da boca seca gera a diminuição de saliva e, possivelmente, lábios secos, língua inchada e dificuldades em falar e engolir.
A toma regular de medicamentos na terceira idade contribui para este problema. Práticas úteis de saúde oral incluem beber água frequentemente, evitar o açúcar, enxaguar a boca e mascar pastilha elástica. Pode ainda aconselhar-se com o seu médico dentista sobre o uso de substitutos de saliva.
13 Conselhos para uma boa saúde oral na terceira idade
- Escove os dentes após cada refeição – A escovagem frequente previne a reprodução de bactérias na boca.
- Opte por uma escova de dentes elétrica – Se sofre de artrite ou fraqueza, a escova elétrica diminui a força e o controlo que as mãos têm de exercer sobre a escova.
- Recorra ao flúor – Escolha uma pasta de dentes com flúor e escove, pelo menos, durante dois minutos.
- Use fio dentário – O fio dentário é um aliado valioso para a saúde oral na terceira idade, pois reduz o risco de cáries e problemas nas gengivas.
- Recorra ao escovilhão interdentário para limpar espaços maiores entre os dentes;
- Utilize elixir – Finalize a rotina de higiene oral com elixir, pelo menos uma vez por dia.
- Enxague a boca com água salgada – Esta técnica equilibra o pH da boca e dificulta a produção de bactérias.
- Suplemente com cálcio – Em especial na terceira idade, os níveis de cálcio são essenciais para a manutenção da saúde oral e da saúde do organismo como um todo.
- Prime pela hidratação – A medicação seca as mucosas. Como tal, deve beber água de forma abundante e regular.
- Pare de fumar – As doenças orais e outros problemas de saúde derivados do tabaco são inúmeros e possivelmente fatais.
- Corte no açúcar – As bebidas e os alimentos açucarados fomentam as cáries e as doenças gengivais.
- Faça consultas regulares no dentista – Para manter uma boa saúde oral na terceira idade, ou em qualquer fase da vida, é absolutamente imprescindível que faça visitas frequentes ao dentista.
- Se usar prótese, faça uma boa manutenção da mesma – Cuide adequadamente da sua prótese, seguindo as indicações do seu dentista ou as boas práticas que lhe indicamos de seguida.
A pensar em todos aqueles que usam prótese removível, criámos um guia que lhe dá todas as instruções para a higienização após as refeições e para a limpeza profunda diária.
Faça download grátis e mantenha a sua prótese em ótimas condições por muitos e longos anos!